Connect with us

Fatos Fascinantes Sobre “Forrest Gump”

Published

on

Forrest Gump é um dos filmes mais amados de todos os tempos. O filme de Robert Zemeckis é estrelado por Tom Hanks no papel do personagem principal que encarna o sonho americano e atinge níveis incomparáveis de sucesso.

Paramount Pictures

A mamãe pode ter lhe dito que a vida era como uma caixa de chocolates. Mas ela não lhe contou a maioria desses fatos de bastidores sobre o filme. Então, por que não sentamos em um bom banco e relaxamos enquanto conhecemos mais sobre esse clássico filme de 1994?

Sotaques Que Combinam

Tom Hanks adotou a voz perfeita para capturar a personalidade e a cultura de Gump. Originalmente do Alabama, Gump deveria ser uma pessoa cognitivamente limitada, mas de bom coração. Como Hanks escolheu o sotaque icônico do papel?

Paramount Pictures

Bem, ele se inspirou bastante em Michael Connor Humphreys. Ele era o garoto que interpretou Forrest quando criança no início do filme. Hanks achou que ele deveria tentar imitar a voz do personagem jovem para que eles ficassem parecidos. Bem pensado!

Advertisement

Pago Com Trocados

Ao negociar seu contrato, Hanks concordou em não receber um salário real por seu papel em Forrest Gump. As razões para isso não ficaram claras, mas fontes apontam que isso se deveu ao financiamento do projeto.

Wikimedia Commons

Em vez disso, Hanks concordou em aceitar uma porcentagem dos lucros que o filme faria. Claramente, ele acreditava no potencial do filme – que fez mais de US$ 40 milhões em resultados de bilheteria! Ele também recebeu seu segundo Oscar consecutivo por este trabalho. Não foi um mau negócio!

Participações Especiais da Família

É muito comum que atores ou cineastas incluam seus familiares reais em seus trabalhos. Bem, fãs poderão identificar a filha de Hanks e o filho de Zemeckis no início do filme. Onde eles aparecem?

Paramount Pictures

A filha de Hanks, Emily, pode ser vista no papel da garota ruiva que nega a Forrest uma vaga no ônibus. Esse ato cruel é seguido por Alexander, filho de Robert Zemeckis! Eles devem ter se divertido trabalhando com seus pais naquele dia.

Advertisement

Valor Sentimental

Gary Sinise interpreta o tenente Dan, um homem que acredita que está destinado a morrer no campo de batalha. Mesmo sua história já sendo bastante forte na tela, há alguns detalhes da vida real que tornam tudo isso um pouco mais profundo.

Paramount Pictures

Em uma cena, podemos ver Sinise usar um rosário com uma medalha de São Cristóvão que tem o escrito “Nos Proteja Em Combate”. Bem, isso não veio de uma loja de acessórios! Acontece que fazia parte do uniforme usado pelo cunhado de Sinese durante a guerra do Vietnã.

Fazendo Guerra

Muitas das cenas do Vietnã foram filmadas, na verdade, em um campo de golfe na Carolina do Sul. O Ocean Creek Golf Course está localizado em Fripp Island e foi o local de muitas das cenas externas necessárias para traduzir uma zona de guerra.

Paramount Pictures

Enquanto trabalhavam para ajustar muitos dos cenários concretos com objetos, eles também contaram com efeitos especiais inovadores para aprimorar algumas locações e aumentar a sensação de que as bombas poderiam cair do céu. Achamos que funcionou.

Advertisement

Oportunidades Perdidas

Hoje é difícil de imaginar, mas Tom Hanks não foi a primeira escolha para interpretar Forrest Gump. Acontece que o papel foi rejeitado por estrelas como Chevy Chase, John Travolta e até Bill Murray. Você poderia imaginá-los neste papel icônico?

Getty Images

John Travolta chegou a comentar sua decisão de passar adiante o projeto, admitindo que foi um grande erro de sua parte. Ainda assim, não achamos que ele teria o mesmo charme e qualidade que Hanks trouxe para o papel.

Corra, Alguém, Corra!

Quem já viu Forrest Gump sabe que corrida é uma grande parte do filme. Utilizada como tema e como instrumento da história, geralmente vemos Forrest correndo por alguns minutos. Isso provavelmente significaria que Tom Hanks teria que correr durante horas por dia durante as filmagens.

Paramount Pictures

Bem, acontece que esse foi realmente o caso! O próprio Hanks admite que não é um bom corredor e que, dificilmente, conseguiria acompanhar a demanda. Então, Zemeckis contratou o irmão de Hanks, Jim, que corria durante os planos gerais.

Advertisement

Um Herói Condecorado

Vemos Forrest trabalhar e se desenvolver ao longo do filme, tendo um enorme impacto em grande parte da história americana. Quando se visualiza o detalhe das medalhas, o público tem uma amostra do quão bem-sucedido ele realmente foi.

Minot Air Force Base

Algumas das medalhas vistas são: Coração Roxo, Medalha de Honra, Medalha do Serviço de Defesa Nacional, Medalha de Boa Conduta, Distintivo de Especialista e Cordão de Ombro de Infantaria. Isso é muito sucesso para um simples garoto do Alabama! Quantas conquistas mais você visualizou?

Dizer O Quê?

Há uma cena famosa em que alguém corta o microfone de Gump quando ele é convidado a comentar sobre a Guerra do Vietnã. De repente, a multidão e o público são impedidos de ouvir o que Gump pensava sobre seu tempo no Exterior.

Paramount Pictures

Bem, durante as filmagens, isto foi o que Hanks disse: “Às vezes, quando as pessoas vão ao Vietnã, elas voltam para a casa de suas mães sem pernas. Às vezes, elas nem voltam para casa. Isso é uma coisa ruim. É tudo o que tenho a dizer sobre isso”.

Advertisement

Saindo do Script

Quando Forrest conhece Bubba, este se apresenta dizendo: “Meu nome é Benjamin Buford Blue, mas as pessoas me chamam de Bubba. Assim como um daqueles garotos caipiras. Você acredita nisso?”.

Paramount Pictures

Bem, depois dessa introdução pesada, Gump simplesmente responde: “Meu nome é Forrest Gump. As pessoas me chamam de Forrest Gump”. A fala foi completamente improvisada por Hanks, mas o diretor Robert Zemeckis gostou tanto que foi mantida na edição final. E assim nasceu uma amizade!

Por Que Tanto Azul?

Durante o filme, acompanhamos Forrest Gump por algumas décadas, em idades diferentes. Enquanto o filme é, geralmente, dividido por seus momentos no banco, nem sempre somos informados quando a idade dele muda. Bem, você olhou para o que ele estava vestindo?

Paramount Pictures

Acontece que Gump veste uma camisa xadrez azul na primeira cena de cada transição de idade. Ao assistir o filme, você poderá identificar quando os anos mudam e quando Gump envelhece com o passar do tempo.

Advertisement

Bubba Gump É Real

Uma das coisas que fez de Gump um milionário é o Empório de Camarões “Bubba Gump”. Bem, os fãs do filme podem visitar o local de verdade em uma de suas 33 filiais ao redor do mundo. Existem restaurantes Bubba Gump nos EUA, Reino Unido, Japão, Malásia e Filipinas.

Flickr

Há até um em Orlando, Flórida, na entrada oficial do Parque da Universal. Então, da próxima vez que levar sua família para a Disneylândia, faça uma breve visita ao melhor camarão do mundo!

Pingue-Pongue: Como Jogar

Durante a recuperação de Gump da Guerra do Vietnã, ele desenvolve o interesse e a habilidade no pingue-pongue. Previsivelmente, isso leva nosso personagem a algumas aventuras fascinantes e o impulsiona para a próxima parte da nossa história.

Pixabay

Originalmente, quando é dito a Gump “fique de olho na bola”, ele faz o que lhe é dito e se torna um campeão. O que o público pode ter perdido é que Hanks faz um esforço para não piscar durante toda a filmagem. Você notou?

Advertisement

Participação Acidental

Quando Forrest Gump faz sua corrida pelo país, ele atrai a atenção de fãs e da mídia. Lembra-se do repórter que o entrevista no Capitólio? Acontece que sua participação foi completamente por acaso.

Paramount Pictures

Na verdade, o homem é apenas um turista normal visitando a capital Washington com sua família de Atlanta. Ele foi abordado e solicitado a ler para o papel. Ele aceitou e agora está em um dos filmes mais amados de todos os tempos!

Inspiração da Vida Real

A corrida de Forrest Gump por todo o país pode não ter sido inspirada por eventos reais, mas há uma fala que foi inspirada por um garoto. Ela vem de um menino chamado Louis Michael Figueroa.

Paramount Pictures

Em 1982, o jovem de 16 anos correu de Nova Jersey a São Francisco para arrecadar dinheiro para a Sociedade Americana de Câncer. Quando perguntado como ele fez isso, ele simplesmente disse: “Coloquei um pé na frente do outro. Se eu ficar cansado, eu durmo. Quando fico com fome, como. Quando eu tenho que ir ao banheiro, eu vou”. Bem, essa frase é murmurada por Gump!

Advertisement

Um Banco Valioso

O banco em que Hanks se sentou durante a maior parte do filme estava localizado em Savannah, na Geórgia. De fato, sua localização exata era na Praça Chippewa. Depois que o filme foi lançado, o banco ficou famoso em todo o mundo e atraiu fãs de todo o país.

Wikimedia Commons

Logo após o lançamento do filme, o banco foi transferido para um museu para garantir que não fosse destruído. Hoje, faz parte do Museu de História de Savannah, na Geórgia. Você o visitaria?

Encontrando Presidentes

Numa parte do filme, Forrest Gump foi convidado à Casa Branca para se encontrar com o presidente em exercício. Durante essas cenas, Zemeckis testou mais tecnologia inovadora da época.

Wikimedia Commons

No encontro com o presidente Johnson, as cenas são realmente verdadeiras e foram adaptadas ao filme. As cenas da Medalha de Honra, originalmente, eram do encontro de Lyndon Johnson com Sammy L. Davis em 1968. Bem, os cineastas apenas pegaram essas imagens e sobrepuseram a cabeça de Hanks nas cenas.

Advertisement

Pernas Escondidas

O tenente Dan não morre no campo de batalha como ele imaginou, mas acaba perdendo as duas pernas na guerra. Gary Sinese definitivamente não perdeu as pernas durante as filmagens. Então, como fizeram parecer que ele não tinha as pernas?

Paramount Pictures

Bem, especialistas em efeitos especiais enrolaram as pernas do ator em cobertores verdes e depois as removeram digitalmente no computador. Isso pode ser comum hoje em dia, mas, em 1994, era uma tecnologia inovadora! Leia mais sobre efeitos especiais de Hollywood aqui.

Sorria Para A Câmera

Hanks faz um trabalho incrível ao criar Gump de uma forma simples, mas adorável à medida que o seguimos ao longo de sua vida. Mas você notou como o constrangimento dele transparece fora da performance ganhadora do Oscar?

Paramount Pictures

O diretor Robert Zemeckis queria ter certeza de que Gump estava tão sem jeito com as câmeras desligadas quanto na frente delas. Então, em toda foto de Gump no filme, você perceberá como os olhos estão sempre fechados. É um pequeno detalhe, mas importante!

Advertisement

Cantando Pelada

Em uma das cenas mais memoráveis do filme, conhecemos Jenny adulta enquanto ela se apresenta nua atrás de um violão. A atriz Robin Wright teve que ficar sentada por 12 horas durante as filmagens, permanecendo despida na maior parte do tempo.

Paramount Pictures

Surpreendentemente, a estrela estava bastante resfriada na época e se sentia muito mal. No entanto, ela perseverou e conseguiu passar pelas filmagens e o resto é história. Hoje, é uma das partes mais desagradáveis da jornada de Jenny.

Tchau, Tchau, Bubba

Acontece que não foi apenas o personagem de Forrest que deu trabalho aos cineastas para preencher. Antes de escalar Mykelti Williamson como Bubba, os produtores contataram Ice Cube, Dave Chappelle e David Alan Grier. Todos eles rejeitaram o papel. Mas por quê?

factinate.com

Bem, acontece que Ice Cube não se sentia confortável interpretando um personagem com uma deficiência. E Chappelle estava convencido de que o filme seria um desastre de bilheteria. Entretanto, ele admitiu se arrepender por não aceitar o papel.

Advertisement

Uma Participação Sem Crédito

No início do filme, o jovem Forrest está conversando com Elvis Presley, sem saber que ele se tornaria o rei do rock ‘n’ roll. Ao falar com o garoto, o ator que interpretou Elvis na tela não foi o responsável pela voz que ouvimos na edição final.

Paramount Pictures

Kurt Russell confessou que realmente emprestou a voz ao personagem Elvis, apesar de não aparecer na tela. Ele aparentemente fez isso como um favor e não foi creditado por sua participação.

Visitando O Barco

O barco usado para o Camarão Bubba Gump é parte integrante da história de Forrest, e os ajuda a se tornarem milionários. Assim, faz sentido que o barco usado no filme fosse preservado e mantido como lembrança.

Wikimedia Commons

Hoje, os fãs do filme podem ver o barco no restaurante Planet Hollywood em Downtown Disney, Flórida. Lá dentro, há uma raquete de pingue-pongue assinada por Tom Hanks com a qual os fãs também podem se maravilhar. Está pendurada em uma das paredes.

Advertisement

O Show Deve Continuar…

Já sabemos que Hanks não é um corredor. Assim, embora essas cenas fossem difíceis de filmar, havia outro desafio que o ator teve que superar ao filmar algumas das cenas iniciais do filme.

Paramount Pictures

Quando Forrest estava na faculdade jogando futebol, o vemos correndo e jogando para ganhar sua bolsa de estudos. Qual o problema? Hanks estava lutando contra uma gripe na época. Que jeito de se manter forte, hein, Tom?! Talvez o irmão dele tenha entrado novamente em cena enquanto ele se recuperava?

Diferença de Idade Questionável

Sally Field faz parte das estrelas de Hollywood, com dois Oscars em seu nome. Ser escalada como Momma Gump adicionou muita compaixão e o charme necessário para o início do filme à medida que vamos conhecendo nossos personagens.

Paramount Pictures

Surpreendentemente, Sally Field é apenas dez anos mais velha do que Tom Hanks na vida real. Claro que, com maquiagem e boa atuação, mal podemos dizer o quão próximos eles são de idade. Você percebeu a pequena diferença de idade entre eles? Acha que isso afetou o filme?

Advertisement

Largar Gump

Após o sucesso estrondoso de Forrest Gump, imediatamente circulou em Hollywood a ideia de uma sequência. Teria sido uma maneira fácil de continuar a história amada e ganhar mais dinheiro nas bilheterias. Então, o que aconteceu?

Wikimedia Commons

Acontece que Tom Hanks se recusou a trabalhar em uma sequência do filme clássico. Sem Hanks, a ideia da sequência foi interrompida por aí e nada aconteceu. Você teria assistido a um segundo filme de Forrest Gump?

Mudanças do Personagem

É do conhecimento geral que a versão cinematográfica de Forrest Gump é muito diferente do livro original em que se baseia. Por exemplo, Gump não é passivo e ingênuo no livro. Ele é muito mais ríspido e cínico.

Paramount Pictures

E aquela famosa fala da “caixa de chocolates”? Na verdade, era algo assim: “Deixe-me dizer o seguinte: ser um idiota não é uma caixa de chocolates. As pessoas riem, perdem a paciência, tratam você como miserável. Agora eles dizem que as pessoas devem ser gentis com os deficientes. Mas deixe-me dizer: nem sempre acontece assim”.

Advertisement

O Uso da Maquiagem

Já vimos como os produtores usaram efeitos especiais de computação para Gary Sinise e suas pernas “amputadas”. Bem, quando chegou a vez de Mykelti Williamson e os grandes lábios do Bubba, eles decidiram adotar outra abordagem.

Paramount Pictures

Durante as filmagens, a equipe de maquiagem aplicou próteses em seu rosto para fazer parecer que seu lábio era maior do que realmente era. Esse traço especial do personagem foi um dos aspectos mais redentores e notáveis de Bubba. Mas cobrou seu preço…

Problema Que Se Formou

Dez anos após o lançamento de Forrest Gump, Williamson reclamou que estava tendo problemas para conseguir trabalho. Ele acreditava que os executivos de Hollywood pensavam que ele estava realmente desfigurado e que ele tinha um lábio grande, fora do comum.

Getty Images

Para esclarecer as coisas, o ator apareceu no The Late Show com David Letterman para mostrar ao mundo que ele não tinha lábios grandes. O assunto foi rapidamente esclarecido e ele passou a estrelar programas como o 24. Que baita retorno!

Advertisement

Trilha Sonora Impressionante

Embora possamos revisitar Forrest Gump e nos lembrar das incríveis atuações e narrativa, há um aspecto do filme que geralmente é esquecido: a trilha sonora. Acontece que o CD da trilha sonora foi bastante popular…

Flickr

No geral, a trilha sonora do filme vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo, ganhando disco de platina na sua trajetória. O filme incluiu músicas como Hound Dog, Fortunate Son e Sweet Home Alabama.

Gump Salvador!

A Paramount Pictures foi adquirida pela Viacom e o estúdio precisava de um grande sucesso de bilheteria. Após o investimento na compra, a Viacom quis checar se tinha acertado na escolha da aquisição do estúdio.

Pixabay

Bem, depois que Forrest Gump foi lançado, os executivos do cinema puderam descansar! O filme faturou US$ 678 milhões com um orçamento de US$ 55 milhões. Ajustado pela inflação, hoje é o equivalente a US$ 1,1 bilhão! Pode-se dizer, com boa certeza, que eles tinham um sucesso em mãos.

Advertisement

Reconhecimento Instantâneo

Em 1995, Forrest Gump foi o destaque no Oscar e foi recompensado com muitos prêmios e elogios por sua qualidade. Ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição. No total, foram seis Oscars!

Kevin Winter/Getty Images

É seguro dizer que a Paramount Pictures tinha um sucesso em suas mãos. Para Hanks, marcou o segundo Oscar consecutivo após sua performance em Filadélfia. Mas o que o Congresso tinha a dizer sobre isso…?

A Biblioteca do Congresso

Todos os anos, a Biblioteca do Congresso seleciona uma série de obras para preservar para as futuras gerações. Isso pode incluir filmes, músicas ou obras de arte de artistas notáveis. Bem, em 2011, eles selecionaram Forrest Gump para ser preservado.

Wikipedia

Mas o que isso significa? Basicamente, o Registro Nacional de Cinema dos EUA mantém essa obra como sendo “cultural, historicamente ou esteticamente significativa”. Vinte e cinco anos depois, achamos que o filme ainda se destaca como um dos melhores.

Advertisement

Gump no Espaço?

Observamos que o personagem de Forrest é bem diferente no livro na comparação com o filme. Mas o que dizer sobre as vidas deles? Acontece que o Forrest do livro tem algumas aventuras diferentes daquelas que conhecemos.

Max Pixel

De acordo com o romance de mesmo nome de Winston Groom, Gump consegue tempo para se tornar um astronauta e ir para o espaço! Além disso, ele também se torna um lutador profissional e um jogador de xadrez. Essas são profissões bem diferentes!

Eu Entendi A Referência…

Há uma cena no filme em que o tenente Dan diz a Forrest que, no dia em que ele trabalhar em um barco de camarão, Forrest se tornará um astronauta… Esta é uma sutil referência ao romance original que fez Gump se tornar um astronauta!

Universal Pictures

Curiosamente, o destino reuniria Hanks e Gary Sinise no ano seguinte em Apollo 13. No filme de 1995, os atores interpretam astronautas! Gostaria de ver Forrest Gump ir para o espaço? 

Advertisement

Chamando Todos Os Extras!

Não é segredo que Forrest Gump usou efeitos especiais para criar algumas de suas cenas mais impressionantes. Bem, a foto de Forrest junto do Monumento a Washington é um dos exemplos mais famosos de efeito de computação.

Paramount Pictures

Usando mais de 1.500 extras, Zemeckis os posicionou em lugares diferentes, vestindo roupas diferentes. Então, com o uso da tecnologia, ele conseguiu multiplicá-los e fazer 1.500 pessoas parecerem 150.000! Embora isso seja comum hoje em dia, foi revolucionário na época.

Preenchendo a Vaga do Diretor

Você pode imaginar um Forrest Gump com os atores John Travolta e Dave Chappelle e dirigido por Terry Gilliam? Bem, acontece que Gilliam e Barry Sonnenfeld recusaram a chance de dirigir o roteiro adaptado.

Getty Images

É incrível pensar em como o filme poderia ter sido diferente se essas outras escolhas criativas fossem feitas no início do projeto. Além de Gump, Zemeckis dirigiu filmes clássicos como De Volta para o Futuro, Uma Cilada para Roger Rabbit e Náufrago, com Tom Hanks.

Advertisement

Precisão Histórica

Noventa minutos depois de ler o roteiro, Tom Hanks chamou imediatamente o diretor Robert Zemeckis para dizer que ele interpretaria o personagem principal. No entanto, havia uma grande preocupação para Hanks: o filme tinha que ser historicamente preciso.

Getty Images

Zemeckis estava convencido de que o roteiro era factual e historicamente preciso. Obviamente, a história é ficção, mas acontece ao longo da linha do tempo histórica da América. Então, Hanks disse que não tinha certeza de como faria a voz sulista, mas Zemeckis insistiu que, mesmo assim, a obra cinematográfica permaneceria tão forte quanto o romance.

Estava Escrito Nas Estrelas

Forrest Gump chegou aos cinemas em 1994 e foi um sucesso instantâneo. No entanto, não era um clássico tão certo, já que a obra estava competindo com alguns excelentes filmes.

Miramax

O ano de 1994 é considerado um dos melhores da história do cinema. Além de Forrest Gump, o público também foi agraciado com filmes como Pulp Fiction, Um Sonho de Liberdade e O Rei Leão. São muitos filmes bons em um único ano! A propósito, escrevemos sobre 1994 e seu impacto no cinema aqui.

Advertisement